Última Astronave: um grupo para ninguém ficar sozinho na folia
fevereiro 24, 2025

Grupo surgiu em 2023 com a ideia de reunir foliões sem companhia para curtir o Carnaval e hoje conta com várias pessoas ativas que se tornaram grandes amigos.
Além de reunir foliões solitários em busca da folia, o Astronave também faz o giro de blocos, trazendo, em seu perfil do Instagram (@astronave.ultima), uma agenda completa com os blocos que acontecem na cidade do Rio de Janeiro e região. Com o aumento da procura, Alex relata que ao longo do tempo teve que aumentar também a quantidade de administradores, chegando a 15 pessoas na gestão do grupo. Em dois anos de existência já houve festas próprias e até um bloco. Alex relata que o primeiro encontro do grupo aconteceu após o Carnaval de 2024 com um churrasco numa casa de festas no bairro Cosme e Velho, no Rio. Depois teve o Arraiá da Astronave onde eles sonharam ainda mais alto: colocar um bloco de carnaval na rua. E o bloco “Astrobloco” se tornou realidade. No dia 15 de fevereiro de 2025, às 16h, os integrantes se concentraram nas proximidades do CCBB atraindo outros foliões para saírem às ruas do Rio levando alegria e diversão.
Nuno Vasquez atualmente é um dos administradores do Astronave, mas conta, em entrevista à AboutCarnaval, como ele entrou no grupo. Baiano e, na época, recém-chegado ao Rio, Nuno relata que conheceu a Última Astronave através de um grupo do Telegram da About e entrou na esperança de encontrar boas companhias e fazer amigos, morando em uma cidade nova onde tudo ainda era desconhecido. “Divulgaram a Astronave com o intuito de ter companhias e entrei receoso, mas com esperança”, diz Nuno.
Mas ao longo do tempo ele foi conhecendo pessoas, criando laços e se sentindo pertencente não somente aquele espaço virtual, mas a sua nova casa: o Rio de Janeiro. “Com o tempo fui me sentindo cada vez mais pertencente não só ao grupo, mas ao Rio de Janeiro e aos novos amigos sinceros, que passam além de festas, ficando o ano inteiro se comunicando, ajudando e colaborando. Posso dizer tranquilamente que a Astronave me ajudou a me identificar e encontrar um novo Nuno no Rio.”, compartilha Vasquez.
Churrasco de integração do Última Astronave. Créditos: Última Astronave.
Agora como um dos administradores do grupo, ele compartilha seu sentimento “hoje sou muito feliz pelo convite de ser adm e poder abrir portas, braços e sorrisos para quem quiser vir de bom coração se divertir, porque a Astronave é isso: reciprocidade, empatia, cuidado e muita, mas muita diversão”. Gabriela Ribeiro, também administradora no Astronave, define o grupo com apenas uma palavra: acolhimento. Ela compartilha um pouco do que eles fazem para não deixar ninguém sozinho na folia, “a galera faz todo o esforço para possibilitar que ninguém fique sozinho no Carnaval. A gente passa lista de presença nos grupos para que o pessoal possa dizer em qual vai, mandamos localização em tempo real e enviamos fotos dos locais para facilitar os pontos de encontro. Só fica sozinho quem quer!”, conta Gabriela.
Sobre o crescimento da Última Astronave, Alex, criador do grupo, compartilha seu orgulho com entusiasmo: “Nestes dois anos temos crescido de forma incrível. Estabelecemos uma parceria com a About, de onde surgimos, e seguimos buscando novos horizontes. Espero que a Última Astronave possa continuar alçando voos cada vez mais altos, sempre mantendo sua essência e filosofia: nunca deixar ninguém sozinho, seja no Carnaval ou em qualquer momento do ano.”, conclui. E se você se interessou em ser mais um tripulante desta astronave e deseja ingressar no grupo, basta acessar o Instagram @astronave.ultima e clicar no link da bio para ter acesso aos grupos da Astronave no WhatsApp e Telegram.